Só em 2019 foram registrados cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas, atingindo um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Isso se dá, principalmente, pela tendência que as pessoas tem de se preocupar cada vez mais com a saúde e, assim, investir cada vez mais nesses produtos.
Sendo assim, o artigo a seguir procura organizar uma lista com as melhores opções de lojas de suplementos, atualmente disponíveis para o consumidor. São lojas cujo canal de vendas principal é a internet, que apesar de ser responsável por apenas 18% das vendas em comparação com lojas físicas, vem crescendo a uma taxa assustadoramente maior e tendem a engolir uma fatia cada vez maior dessa distribuição.
1. Amazon
A gigante
Amazon há muito tempo está de olho nesse mercado. Em 2018, por exemplo, criaram a própria linha de suplementos para consumidores americanos chamada "OWN PWR". Apesar de no Brasil não estar disponível, a plataforma possui uma grande variedade de suplementos vendidos por lojas locais, no modelo marketplace. A entrega da Amazon é feita por um mix de parceiros e funciona muito bem, porém com prazos ainda distantes da realidade americana.
* Entrega: 3
* Variedade: 5
* Preço: 5
* Cobertura: 5
Total: 4,5
2. Mercado Livre
O
Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, com mais de 200 milhões de usuários e 10 milhões de vendedores. Isso significa muitas opções de lojas de suplemento no meio vendendo os mais diversos produtos. Os marketplaces geralmente são excelente opções para pesquisar e comprar mercadorias por conta da livre concorrência que ocorre lá dentro. Muitos usuários atraem muitos lojistas, que competem entre si para oferecer os melhores preços. A entrega do Mercado Livre é quase sempre realizada via Correios, o que compromete um pouco mais a nota da entrega.
* Entrega: 2
* Variedade: 5
* Preço: 5
* Cobertura: 5
Total: 4,25
3. Growth Suplementos
A
Growth Suplementos, ou GSuplementos, é uma fábrica e loja de suplemento online que trabalha no modelo direct to consumer. Os consumidores compram produtos fabricados pela própria empresa e recebem em casa, sem intermediários, e ganham o consumidor com preços justos e produtos de qualidade. Por conta do modelo, não possuem variedade de marcas e fazem suas entregas também via correios.
* Entrega: 2
* Variedade: 2
* Preço: 5
* Cobertura: 5
Total: 3,0
4. Protein Now
O
Protein Now é uma plataforma no modelo marketplace, com o diferencial de ser um aplicativo mobile, que faz parcerias com lojas físicas próximas do consumidor. Com isso, os usuários ganham uma experiência de entrega imediata (60 minutos) nos locais onde o serviço está disponível. Por ser um marketplace, também trabalha com múltiplas marcas e preços agressivos disputados entre os lojistas parceiros. Não depende dos correios, porém ainda não tem cobertura em todo o território nacional.
* Entrega: 5
* Variedade: 4
* Preço: 4
* Cobertura: 1
Total: 3,5
5. Natue
Com foco mais voltado para produtos naturais, a
Natue é uma loja de suplemento no formato plataforma e-commerce que atua no mercado desde 2012 e situada em São Paulo. Foi adquirida pela Mundo verde em meados de 2018. e trabalham com múltiplas marcas de suplementos. A entrega é disponível em todo o Brasil via correios.
* Entrega: 2
* Variedade: 3
* Preço: 3
* Cobertura: 5
Total: 2,25
6. Madrugão Suplementos
No mercado há 14 anos, o
Madrugão Suplementos é hoje um dos grandes e-commerces da internet no quesito suplemento. O site surgiu através de um blog, que o fundador da empresa moderava durante as madrugadas. Hoje o site possui uma grande variedade de produtos multi-marca, entrega em todo o Brasil via correios e possui um preço justo de mercado, com várias promoções recorrentes.
* Entrega: 2
* Variedade: 4
* Preço: 3
* Cobertura: 5
Total: 3,5
Conclusão
O mercado de suplementos está em franca expansão e ainda deve crescer muito nos próximos anos. É crucial que nós, consumidores, aprendamos a pesquisar as melhores fontes diante de tantas opções disponíveis na internet.
Com tanta inovação acontecendo, é previsível que as grandes plataformas digitais tomem cada vez mais espaço nesse segmento.
Os marketplaces possuem uma grande vantagem competitiva com seus efeitos de rede (muitos usuários e muitos lojistas conectados), e as lojas de suplemento físicas tentam cada vez mais se adequar à esta nova realidade.