Luta de Braço / Conheça um esporte milenar
X
   Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Luta de Braço / Conheça um esporte milenar
24 Abril 2020  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
A Luta de braço é um esporte milenar, foi reproduzida em estátuas e pinturas de antigas civilizações como as gregas, romanas e egípcias. Sabe-se que essa maneira de medir a força entre duas pessoas vem muito antes de cristo.
Data:
Cidade:
Por: Débora Todesco

A luta de braço começou como um passatempo e jogo, tornando-se um esporte organizado através do tempo, a federação mundial de luta de braço foi fundada em 1977 e a confederação Brasileira em 1994, porém a modalidade já era popularizada no país desde a década de 50.

Nossa entrevistada, Gabriela Vasconcelos, tem 32 anos,  e é a nossa maior campeã de luta de braço, ela tem mais de 40 títulos estaduais e brasileiros e 30 títulos mundiais. Aos 12 anos, Gabriela, era atleta de ginástica olímpica quando encontrou uma ex-atleta de luta de braço que a  convidou para participar de um teste para uma competição de luta de braço, mesmo sem a Gabriela conhecer direito o esporte ela passou no teste, foi convidada para participar de várias competições, ela não queria participar, mas ficou com vergonha de dizer não e acabou aceitando, com o apoio do pai passou 3 semanas treinando e foi para o campeonato paulista na categoria adulto e foi campeã. Depois de 2 meses foi vice-campeã brasileira, perdendo apenas para a técnica dela na época. De lá para cá vem acumulando muitos títulos .

O primeiro campeonato mundial da Gabriela foi na Hungria, categoria Junior, ela tinha 13 anos, ficou em segundo lugar no braço esquerdo e terceiro com o braço direito. Foi a partir desse dia, depois de um ano de ter iniciado no esporte, que a Gabriela realmente se apaixonou pelo esporte.
 

O primeiro titulo mundial de Gabriela foi as 15 anos na Rússia e ela foi campeã  em duas categorias, junior  (até 18 anos) e adulto, mas duas categorias foi campeã nos dois braços direito e esquerdo, totalizando 4 títulos mundiais. De 2013 para cá ela ganhou todos os mundiais, nos dois braços e não perdeu nenhuma  luta na categoria dela.

Gabriela conheceu 23 países defendendo as cores do Brasil. 

A rotina de treinamento da Gabriela e bem pesada, treina 5 x por semana  sendo musculação com execução de exercícios específicos para o ganho de força e explosão muscular e força especifica para a luta de braço com ênfase em punho, mão e antebraço e descansa nos finais de semana. A alimentação varia de acordo com as fases da competição pois as categorias são por peso.

A luta de braço requer estratégia, tática, técnica e sim, muita força. Mas as possibilidades são muitas e até hoje ela aprende muito.

Como todos nós a nossa vitoriosa atleta está de quarentena, tentando adaptar os treinamentos em casa, a principal preocupação é diminuir as perdas ao máximo possível,  porém não ter rotina e campeonatos esta dificultando as coisas para ela.
 

Em outubro Gabriela ira participar do Arnold South América . Vamos todos torcer por mais uma vitória de Gabriela Vasconcelos.

Instagram: @ga_vasconcelos
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics