Quase todos nós temos um amigo ou conhecido que mal começou na academia e já está tendo ótimos resultados, não é mesmo? Ou então aquele colega que faz tudo errado, mas mesmo assim, consegue atingir os objetivos de maneira mais rápida que você.
Apesar disso, não é preciso se preocupar, pois não tem nada de errado acontecendo, afinal, uma das respostas para esta questão é a individualidade biológica. Esse é um dos princípios mais importantes do treinamento, tendo em vista que, todos nós somos únicos, ou seja, muitas das nossas características são definidas através de nosso DNA / herança genética (genótipo), como também nossa rotina e atividades diárias ao longo da vida que irão nos fazer adquirir outras características peculiares (fenótipo).
Portanto, se temos tantas características diferentes, com certeza vamos responder de forma diferente a um determinado estímulo de treinamento. Alguns indivíduos possuem diferenças fisiológicas notáveis, como, por exemplo, a relação entre tipos de fibras musculares, o que pode explicar aquele amigo que adquire 'força" de maneira muito mais rápida. Pessoas com um nível maior de flexibilidade, e sem problemas de desequilíbrios musculares e discinese tendem a ter uma resposta maior ao treinamento por potencializar a ação muscular.
Por isso, é importante não se comparar com o colega de treino. O que está sendo bom para ele/ela pode não ser exatamente o melhor treino para você. Cabe ressaltar também, que o mesmo vale para dieta. O que você precisa fazer é estruturar e planejar melhor seu treino para obter o máximo potencial que o seu corpo pode entregar, de acordo com suas individualidades.
Sobre o autor:
Felipe Mascarelo do Nascimento - CREF: 132184G-SP.
Licenciado e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro - UNIITALO.
Pós-Graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela FMU.
Professor da rede SmartFit.
Personal Trainer em academias e condomínios.
Sócio Fundador da LF Performance, empresa especializada em treinos online e semipresenciais.