Arnold South America terá Lutas Medievais
X
   Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Arnold South America terá Lutas Medievais
10 Março 2020  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Dica
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Um esporte único, com muita técnica, arte e com um grande viés cultural.
Data:
Cidade:
Por: Débora Todesco
Cref:6278G/SP

Daniel Felipe que é arbitro internacional de lutas medievais, já participou de diversos torneios mundiais na Itália, Sérvia, USA,  Argentina e no Brasil. O arbitro nesse esporte se chama Mashal.

O Mashal antigamente, na era medieval, era a pessoa  que cuidava das tropas dos Castelos, da logística e dos treinos.

Hoje em dia o Mashal cuida do desenvolvimento do esporte, verificando as regras de segurança, e se durante o combate tudo ocorre dentro da legalidade, como se fosse um arbitro.

O inicio do esporte começou na idade média, com duelos, torneios em diversas modalidades de disputa: com cavalos, duelos a pé, um contra um, cinco contra cinco e podendo chegar até cento e cinquenta contra cento e cinquenta.
 
Temos os duelos individuais, o coletivo, o  Hmb soft que é para adolescentes que usam equipamentos de  EVA, em vez de usar o de aço, para protege-los e  preparara-los para o esporte, quando estiverem adultos e  também o profit que é o MMA de armadura, onde o atleta pode bater, jogar no chão e chutar.

Esse esporte tornou se moderno há 10 anos atrás com a criação da HMBIA (Historical Medieval Battle  International  Association), especialmente na Rússia, onde se tem os melhores times, na Ucrânia, Reino Unido, França, Polônia.  E há 10 anos já acontecem os torneios mundiais com cerca de 40 países e é uma grande celebração mundial, que envolve muita cultura, pois as pessoas ficam todas em um acampamento histórico, onde ocorre uma grande interação cultural e esportiva.

A lutas medievais preservam um grande legado, pois as vestimentas e as armas reproduzem as mesmas da idade media.

No Brasil o inicio das lutas medievais, começaram nos meados de 2002 em Santa Catarina, em seguida esses praticantes se espalharam pelo pais  e se reuniram em um grupo de Facebook, a liga Brasileira foi formada o ano passado que tem como presidente o Flávio Lopes que foi o primeiro Brasileiro a ir para um mundial de combate medievais em 2016. Em 2018 tivemos o primeiro torneio oficial aqui no Brasil que foi realizado pela associação Espada de Prata, esse torneio também aconteceu no ano passado, e foi criado o conceito da copa São Paulo de Esportes Medievais e se consolidou como o maior torneio da América do sul, e agora eles estarão no Arnold South America, comprovando o crescimento do esporte.

Hoje eles participam de uma liga, em que os clubes participam de torneios isso na modalidade cinco contra cinco, e ao final do ano os 10 melhores classificados vão participar de um torneio no principado de Mônaco com apoio da realeza  de Mônaco, e no ano passado quem ganhou o torneio foi um time da Russia , os Garras de Urso, que virão para o brasil  para duelar no Arnold South América contra o time Brasileiro, teremos 9 times do Brasil e mais um da Argentina.

Como todo esporte que esta iniciando , Daniel tem muitos desafios, como um verdadeiro gladiador ele luta pela divulgação do esporte, seu maior desejo é ter uma sede própria .

Quem quiser fazer uma aula experimental pode comparecer no parque Ibirapuera, todos os domingos as 9 horas da manhã, entrada no portão 7 , junto a serraria.
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics