Ansiedade: emoção comum do ser humano ou doença?
X
   Entrar Cadastre-se
Esqueceu a senha?
Entrar
Ansiedade: emoção comum do ser humano ou doença?
14 Janeiro 2020  | Seção: Colunas & Artigos  |  Categoria: Artigos
A - A +
Enviar por E-mailX

Você pode enviar este conteúdo para até três amigo(a)s ao mesmo tempo.

+ 1 Amigo(a)

+ 1 Amigo(a)

Enviar Conteúdo
Entenda o que acontece com seu corpo quando sofre de ansiedade.
Data:
Cidade:
Por Débora Todesco

Primeira coisa que precisamos saber sobre a ansiedade é como ela age em nosso corpo. Entenda os 6 passos:

1. Pele: A falta de sangue na pele causa arrepios e suor frio.
2. Coração: Palpitação, taquicardia e hipertensão arterial.
3. Pulmão: Respiração acelerada e falta de ar com sensação de sufocamento.
4. Cérebro: Dor de cabeça, vertigem, raiva, insônia, cansaço e sentimento de desespero.
5. Veias: Sangue circula 4 x mais rápido e se concentra nas extremidades do corpo.
6. Músculos: Excesso de estímulos nos músculos começam a provocar tremedeira.

Nanci Yamada é psicoterapeuta e coach, atua em 3 segmentos o empresarial, o individual e o esportivo, ela é graduada em Serviço Social e pós graduada em Administração de Empresas com formações pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Sociedade Inter Americana de hipnose, dentre outras, além de uma vasta experiência em RH de grandes empresas. Segundo Nanci, nós nos apresentamos 5% do que  somos e os outros 95% estão em nosso subconsciente e inconsciente e no decorrer de nossas vidas nós trazemos algumas marcas, que não sabemos que temos, essas marcas criam barreiras e nos impedem de atingirmos nossos objetivos.

O que se observa muito nas pessoas hoje em dia é o aumento do estresse e uns dos sintomas desse estresse é a ansiedade. E a ansiedade faz com que você não tenha um raciocínio logico, assim você não tem disciplina e não consegue fazer as coisas que se propôs a fazer, e quando sua mente fica ansiosa os seus hormônios vão se movimentando de uma maneira que não é favorável ao seu corpo, então você entra no estado de luta e fuga ou congelamento. Isso acarreta dois problemas: 

1. A pessoa foge do que ela se propôs a fazer, começa a viver em um looping não vivendo no aqui e agora deixando que essa ansiedade tome conta de sua vida.
2. No outro caminho você pode fazer algumas coisas, não entender o porquê não consegue finalizar e usa a ansiedade como uma muleta para dar uma desculpa que não consegue fazer as coisas porque esta ansiosa.

Mas de fato, quando você não esta em seu estado normal, e a ansiedade toma conta de você  a vida vira uma bola de neve de eventos não desejados

O que fazer para a ansiedade não tomar conta de sua vida? Segundo  Nanci você precisa procurar fazer uma atividade que goste muito, ter prazer em fazer as coisas, buscar relacionamentos afetivos positivos, se alimentar bem, fazer exercícios físicos e dormir bem. Buscar o auto conhecimento é uma das coisas mais importantes, nós somos seres em movimento, precisamos de coisas diferentes que nos façam ter prazer, nos tragam desafios. Cada um deve encontrar seu próprio desafio alguns podem encontrar no esporte, outros na musica, dança, leitura, religião e etc.  Tenha a mente aberta para buscar o que você gosta.

Busque a constância, quantas vezes você  entrou na academia e parou, tentou fazer uma dieta, parar de fumar ou mudar um habito? A ansiedade faz você se movimentar por curtos espaços de tempo e desista de seus projetos.

O importante é saber que todos os recursos que precisamos para mudar as nossas vidas estão dentro de nós. (autoconhecimento). Tudo o que gostaríamos de fazer e mudar a gente consegue, as ferramentas estão ai,  é só você acessar e se não for possível faze-lo sozinho busque a ajuda de um profissional.

Se você se identificou com alguns  desses sintomas e sentimentos, não se desespere, existe sim uma luz no fim do túnel.  Além do tratamento médico existem, terapias alternativas que podem ajudar muito. O importante é saber se você tem esse sintoma   e a partir dai buscar uma linha de trabalho que pode ser:

1. Coach:  As vezes você precisa organizar a sua vida, achar um foco um caminho a seguir, e o Coach vai te ajudar a percorrer esse caminho e encontrar o que você procura.

2. Hipnose clinica: é seguir comandos quando você esta em transe (estado de vigia), você pode fazer regressão e descobrir coisas no subconsciente que podem estar guardadas desde a infância e que te afetam ate hoje.

3. Meditação:  É você estar no aqui e agora, nem estar pensando nas suas falhas do passado ou nos problemas do futuro pensando no que pode dar certo ou errado. Temos que escolher a meditação apropriada para o nosso estilo (meditação guiada, com musica, com visualização, com respiração) Aqui você aprende a viver consciente no momento presente.

4. Thetahealing: É uma terapia de cura energética em que o terapeuta se encontra em onda cerebral Theta, com o intuito de modificar crenças para propiciar mudanças seja de comportamento, sensações, emoções, padrão repetitivos que causem sofrimentos.

5. Barras de Access: A proposta dessa terapia é facilitar o  acesso à consciência através do uso de diversas ferramentas, a principal delas são toques na cabeça e  tornar a pessoa protagonista  da sua própria vida a partir de uma viagem para dentro de si, em busca de consciência sobre o que as limitam e permitir o acesso aos seus dons, talentos, potencias, singularidades e ao campo das infinitas possibilidades.

6. Reiki: É a imposição das mãos, para transferir energia para os pacientes, dessa forma alinhar os centros de energia do corpo conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem estar físico e mental.


Essa são as técnicas aplicadas pela Nanci.

Ela também aplica esses técnicas em atletas de alta performance no tênis de mesa, é um grupo de elite (disputam campeonato Brasileiro, Paulista e Internacionais), dentro do clube Itaim Keiko que é aberto para todos que tiverem interesse em aprender ou se tornarem um profissional de tênis de mesa, fica na Rua Paracatu, 490. La ela faz projetos para mostrar para o atleta como é importante olhar para dentro de si, organizar a vida, olhar no entorno, trabalho de time, foco e concentração. O tênis de mesa é o segundo esporte que exige maior concentração, só perde para o xadrez. Segundo Nanci o tênis de mesa é um esporte individual, se você não estiver no seu melhor dia, você tem que fazer o seu melhor e se estiver jogando com um adversário que geralmente você ganha, tem que ganhar até no seu pior dia, é um desafio muito grande principalmente para adolescentes. 

Nanci tem dois filhos a Jessica vai participar das Olimpíadas  esse ano, vamos torcer por ela e o Jeff foi também  da seleção brasileira,  há 4 anos foi fazer a Universidade nos USA com bolsa de estudo para jogar tênis de mesa,

O nosso corpo (nossa saúde) é uma projeção de nossas escolhas, faça a melhor escolha para você, tenha certeza que merece o melhor.
 

Nanci Yamada
Inea terapias
@nanciyamada
fone : (11) 99588-8589
Comentários X

As opiniões expressas nos comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião deste site. Comentários ofensivos ou que violem a legislação vigente serão suprimidos.


* seu e-mail não será publicado.
Enviar Comentário
Analytics